SEMINÁRIO DE SEGURANÇA DE VOO DA AMAZÔNIA

Relatório do 1º Seminário de Segurança de Voo na Amazônia da Associação Missão do Céu.

No dia 9 de agosto de 2017 a Associação Missão do Céu teve o privilégio e a honra de realizar o seu 1º. Seminário de Segurança de Voo na Amazônia, nas dependências do Espaço Pedras Vivas pertencente a Igreja Presbiteriana de Manaus. O evento foi amplamente divulgado e tivemos a participação de aproximadamente 70 pessoas de toda comunidade aeronáutica de Manaus, as quais prestigiaram as 5 palestras que trataram de assuntos pertinentes e relevantes a Segurança de Voo.

 

A primeira palestra foi ministrada pelo Capitão Aviador Renato Russo Guimarães, Chefe da Seção de Prevenção do Seripa VII. O tema foi Processos de Tomada de Decisão, o qual é de suma importância para todos os processos dentro da aviação; tanto no desenvolvimento de um projeto aeronáutico, quanto na manutenção, na gestão e na operação do voo propriamente dito. Apresentou os diversos métodos e processos de tomada de decisão e enfatizou a importância da aplicação adequada de cada um diante de cada circunstância.

A segunda palestra foi ministrada pelo Sub-oficial Dalson Trigueiro Lima, também da Seção de Prevenção do Seripa VII, o qual abordou os fundamentos para o desenvolvimento de um Sistema de Gestão de Segurança Operacional (SGSO), tema de grande relevância não apenas para as empresas de aviação, mas também para operadores particulares.

 

A terceira palestra da manhã foi apresentada pelo Capitão Especialista João Batista Ferreira, adjunto da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes/Incidentes do CINDACTA IV em Manaus. O assunto tratado foi sobre a Cultura de Segurança Organizacional e Operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo. Pudemos observar que segurança de voo é mais do que meros procedimentos escritos em manuais, mas uma consciência de que todos nossos atos e comportamentos no dia a dia influenciam na segurança de voo de alguma forma, por isso é necessário que instituições e pessoas adotem a segurança operacional como um elemento de sua cultura, como um modo de vida.

 

Após o almoço fomos agraciados pela presença da equipe do SALVAERO Amazônico com o 1º Tenente Itamar de Souza Guimarães Jr, chefe do ARCC-AZ e o 1º Sargento Patrick, operador do sistema de Busca e Salvamento Manaus. Eles apresentaram o Sistema SAR/SALVAERO expondo o funcionamento do sistema e especialmente esclarecendo uma grande quantidade de dúvidas e perguntas dos presentes no Seminário.

Por fim, a última palestra foi ministrada pelo senhor Oscar Salomão, Sargento da Reserva da FAB, que fez uma empolgante apresentação de importantes informações, orientações e dicas sobre Sobrevivência na Selva, nos motivando ao aprofundamento dos conhecimentos nestas técnicas.

 

Agradecemos sinceramente pela ativa e vital participação de todos os palestrantes, pois se disponibilizaram voluntariamente para cada palestra e cumpriram sua missão com excelência, característica comum da FAB.

 

A título de inscrição, solicitamos aos participantes a doação de um quilograma de alimento não perecível. Foram arrecadados cerca de 50kg de alimentos, os quais foram repassados para o Abrigo Infantil Lugar Seguro, na Zona Norte de Manaus.

 

Agradecemos a todos os participantes pela colaboração e compreensão diante das condições e limitações estruturais do evento, tendo em vista o mesmo ter sido custeado por meio de contribuições voluntárias e organizado por mão de obra voluntária. Pudemos mostrar à comunidade Amazonense que a união de um grupo de pessoas ao redor de um objetivo comum traz benefícios a todos que fazem parte deste esforço.

 

Assim a Associação Missão do Céu se apresentou e se coloca disponível à comunidade aeronáutica amazonense como entidade comprometida com a segurança de voo e disponível para atender não apenas as comunidades isoladas com as ações humanitárias e religiosas, mas também a comunidade ao seu redor, onde está estruturalmente inserida, tanto no aspecto operacional quanto no aspecto pastoral e religioso, que é sua principal vocação.

 

A Deus seja dada toda a glória.

 

Diretoria da Associação Missão do Céu – Manaus, 15 de agosto de 2017

Capitão Renato Russo

Sub-Oficial Dalson

Renato Russo.png

Capitão João Batista

João batista.png

Oscar Salomão

Salomão.png

Coffee Break

coffee break.png
dalson.png

Tenente Itamar

itamar.png

Participantes

participantes.png
banner seminário.png